Viva Tavira

Histórico
da Freguesia de Santa Maria (Tavira)


Este centro urbano árabe foi conquistado pelo mítico D. Paio Peres Correia, em 11 de Junho de 1242.
Em 1266 Tavira recebe foral de vila. Sobre a povoação no século XIII pouco se sabe, conhece-se apenas referência à existência da Ponte, da Porta da Vila, da Porta contra a Mouraria e da Praça.
No decorrer do século XIV formaram-se os bairros de Mal-Foro, de Santa Ana e o da Carreira de S. Lázaro, hoje Nossa Senhora do Livramento. Durante o século XV foram-se enchendo os espaços vazios entre os vários pólos de urbanismo.(...)
Dada a sua importância, o porto de Tavira gozava de muitos privilégios e isenções, que muito contribuíam para o seu florescimento. Em 1415 as caravelas de D. João I que partiram à conquista de Ceuta aportaram em Tavira.
No início do século XVI foi construído o Convento das Freiras ou Mosteiro de S. Bernardo, na zona da Atalaia. Neste século, em 1541, a Santa Casa da Misericórdia construiu a sua igreja em Tavira e em 1569, foi a vez da Ordem Religiosa de Santo Agostinho construir o seu convento.
Por esta mesma época foi construído na rua de Santa Maria o palácio de um rico fidalgo que em pouco tempo ficou conhecido como Palácio da Galeria.
No século XVII acontecem outras duas construções notáveis da cidade, a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda e convento, edificados pelos Frades Paulistas e a casa dos Frades Capuchos de Nossa Senhora da Piedade.
Ainda no século XVII conheceram-se em Tavira os nefastos efeitos de dois acontecimentos de triste memória, um surto de peste em 1645 e a Guerra da Restauração.


in: www.anafre.pt

Descrição de Santa Maria (Tavira)