Viva Tavira

Histórico da Freguesia
de Santa Catarina da Fonte do Bispo


(...)
Nas zonas de arenitos e calcários, mais ao sul da freguesia, existem muitas courelas divididas por muros de pedra de calcário que são cultivadas de cereal, enquanto que nas terras de pastagem há amendoeiras, figueiras e alfarrobeiras ...
Em alguns locais há muitas oliveiras, algumas com cerca de 1000 anos, que ainda produzem azeitonas para azeite.
Nas encostas onde o cultivo é impossível a cobertura vegetal é predominantemente constituída por carrasqueiro e lentisco, com uma pincelada de cor dada no início do ano pela esteva, o sargaço e a roselha-grande. Várias plantas bolbosas dão também o seu toque colorido, durante a Primavera, na freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, como a campainha-do-monte, o lírio, o lírio roxo, o jacinto e a campainha.
A fauna da freguesia é também abundante e variada sendo possível avistar os bandos de pardais comuns, pintarroxos e pintassilgos.
No Verão são as andorinhas-dos-beirais, as andorinhas-das-chaminés e os andorinhões que se alojam nas zonas desabitadas. Nos montes os peneireiros, águias-asa-redonda, águias-calçadas e águias-de-Bonelli caçam pequenos roedores, enquanto a águia-cobreira prefere as cobras.


in: www.minhaterra.cpm.pt
Descrição de Santa Catarina da Fonte do Bispo