Viva Tavira

Histórico
da Freguesia de Cconceição de Tavira


A freguesia de Conceição dista da sede de concelho,Tavira, sete quilómetros e tem uma pitoresca localização próxima do mar. Em termos religiosos a localidade era uma curato da Ordem de Santiago, da qual era pároco um frade professo desta Ordem. Segundo Pinho Leal era o rei que apresentava o prior que tinha de rendimento trezentos alqueires de trigo.
O terreno da freguesia é muito fértil, sobretudo nos terrenos do Almargem, que dão trigo, milho, melões, melancias, alfarrobeiras, oliveiras e vinhas.
Os mais antigos dados demográficos referentes à freguesia de Conceição indicam para o ano de 1757 o número de duzentos e quarenta e dois fogos, em 1862 trezentos e trinta e quatro fogos e mil trezentos e sessenta e seis habitantes, em 1864 os habitantes eram mil seiscentos e oitenta e no ano de 1869 os fogos eram já em número de trezentos e sessenta e um.
Em 1890 os fogos de Conceição eram quinhentos e vinte e sete e os moradores eram dois mil duzentos e três, no dealbar do século, 1900, os fogos eram quinhentos e quarenta e um e a população era de duas mil quatrocentas e dez pessoas, em 1911 os números apontam para seiscentos e vinte e seis fogos e dois mil seiscentos e vinte residentes.
Para o ano de 1920 os dados demográficos indicam uma população de duas mil quatrocentas e oito almas distribuídas por quinhentos e cinquenta e oito fogos e, por último, em 1930 os fogos da freguesia da Conceição eram setecentos e trinta e seis e a população ascendia a três mil e sessenta e oito almas.


in: www.minhaterra.com.pt
Descrição de Conceição