Viva Tavira

Histórico
da Freguesia de Cabanas de Tavira


(...)é uma bonita localidade cuja história se liga intimamente à pesca do atum.
Pelo ano de 1732, por escritura datada de 22 de Maio lavrada em Tavira, foi formada, nesta cidade, uma companhia para exploração da pesca do atum. Esta sociedade era composta por seis indivíduos, Bernardo Pinto, Afonso Miz, alferes das Ordenanças de Tavira, António de Oliveira de Carvalho, futuro escrivão da Câmara, a mãe deste, Isabel de Aguiar Freire, Manoel Luís, de Faro, e Manoel de Sousa Ribeiro, morador em Lisboa.
(...)documentos referidos, a armação a que se dizem respeito surge apenas mencionada como “Armação dos Mares de Tavira”, não sendo possível identificar concretamente o local a que é feita referência, pode apenas supor-se que não existiria nenhuma outra na costa de Tavira.
Esta Armação em 1736 surge já referida como “Armação de Tavira”, em escritura de 23 de Julho.
A 9 de Dezembro de 1747 é registada uma nova escritura em Tavira, em que se realiza a venda de uns terrenos situados na freguesia da Conceição que confrontam pelo nascente com a Canada do Concelho e pelo sul com a “Praia das Cabanas da Armação dos atuns”, noutro ponto do documento esse local é referido também como “Cabanas da Barra”.
Esta escritura trata-se, do mais antigo documento conhecido que faz referência ao topónimo Cabanas da Armação. As Cabanas deviam, no entanto, existir desde 1734 ou seja, desde que a armação iniciou a actividade.(...)


in: www.minhaterra.cpm.pt

Descrição de Cabanas